Nossa Localização

Localização

ANASTÁCIA

Centro de Terapias Alternativas

Símbolos de Reiki

  • Categoria: Textos
  • Publicado em terça, 31 março 2009 09:52
  • Escrito por Luís Miguel
  • Visualizações: 8321

Símbolos de Reiki

Para se enviar energia na minha forma de pensar são necessárias três coisas: o pensamento concentrado e elevado, a imensa vontade de ajudar o próximo e o amor ao próximo.

Tudo o resto são instrumentos criados em todos os tempos, para auxiliar neste processo. Poucos estão preparados para acreditar no poder mental que possuem. Poucos sabem que é possível direcionar nossa energia para diferentes fins, essencialmente na cura de uma pessoa, seja ela cura física, mental ou espiritual. Cura do Reiki pode ser feita mesmo que a pessoa em questão não o saiba, foi assim que aprendi com meus Mestres (Sérgio e Conceição), mas essa cura tem o mesmo efeito, se a pessoa não o deseje ou não tenha o merecimento para ser curado. E então a liberdade da pessoa e o seu livre – arbítrio?  Preciso de ajuda, para entender.

A energia utilizada no Reiki, nas mais diferentes e distantes culturas e civilizações, dando nomes diferentes e utilizando formas distintas para tanto, funcionam e sempre funcionaram, mas a meu ver têm de apresentar somente as três condições básicas: pensamento, vontade e amor. A função dos símbolos no reiki, foram obtidos através da meditação, e criados como instrumentos para auxiliar a manter o nosso pensamento concentrado na vontade que estamos a dar. Cada símbolo tem um Mantra e seus dizeres e significados, assim com o pensamento nos respetivos símbolos estamos a desejar e manter a vontade da tradução e significado dos símbolos.

Ao mentalizarmos um dos símbolos do Reiki, automaticamente, sentimos a energia fluindo, por isso funciona. O que estou a tentar dizer, é um auxiliar de vontade, do pensamento e do amor que estão agindo na movimentação da energia. A vontade, o pensamento e o amor antecedem o desenho do símbolo.

A comunicação entre a mente e o cérebro de qualquer ser humano não é através de palavras. E, para se transmitir uma ideia, o ser humano necessita converter o seu pensamento em um sistema de códigos. Este sistema pode ser na forma de imagens simbólicas ou sinais como no caso do Reiki, ou na forma de significados de conjunto de palavras (Mantras). Em qualquer um dos casos, para funcionar, é necessária a descodificação, ou seja, a interpretação da mensagem. É por isso, que a pessoa que não conheça o símbolo e não saiba para que o mesmo funciona, não vai sentir nada, não vai enviar energia. Ele não tem ainda a chave para descodificar a mensagem. Seu cérebro e seu subconsciente não sabem descodificar o símbolo. Ao contrário, o Reikiano vai movimentar sua energia vital, porque associou ao símbolo, à imagem gráfica, uma função. Ou seja, ele sabe que ao desenhar um determinado símbolo ele deve dar um comando inconsciente para liberar a energia. Ele está substituindo a palavra por um outro símbolo, por uma imagem.

No Oriente, esta sabedoria de como a comunicação funciona é milenar. E o homem ocidental descobriu isso, recentemente. Não se diz que uma imagem vale mais do que mil palavras? A descodificação de uma mensagem através de imagens costuma ser muito mais fácil e universal do que através de palavras. Palavras podem ser mal interpretadas e os símbolos ou imagem tem o seu ser, sem adulterar o seu sentido ou significado.

Até as imagens ou símbolos podem ser mal interpretados, quanto mais as palavras. O homem pré-histórico, ao contrário do que se pensa, desenhava um animal na parede e com sua lança, “ferir” o animal desenhado para facilitar a caça, e o desenho não era para se gabar da caça que fez. Porque agindo dessa forma, acreditava que seria muito mais fácil caçar e, realmente, era. Ele estava canalizando energia para alcançar aquele objetivo. É por isso, que o mais importante é o ensinamento moral que cada símbolo do Reiki possui e não sua forma, seu desenho. Por isso, repito, a coisa mais necessária para se enviar energia ou Reiki é a boa vontade, o amor e o pensamento elevado.

E os símbolos são instrumentos de auxilio á vontade, ao amor e ao pensamento elevado. Peço desculpa, não quero ser difamatório que difunde inverdades, que vai contra alguns preconceitos, mas é o que penso, e muitas vezes peço aos meus guias e mestres, que me dêem luz e sabedoria, para que cada dia, escreva mais verdades universais e não verdades minhas.

Como fui ensinado na religião católica, tenho sempre uma vertente mais religiosa como escrevo, assim deixo este excerto da bíblia:

Pedi e se vos dará; buscai e achareis; batei à porta e se vos abrirá; pois todo aquele que pede, recebe, e quem procura acha e se abrirá àquele que bater à porta.

São Mateus

 

 
Comentar


Morada

Rua do Xisto 150 . Maia . Portugal
Tel: 96576 3788 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Aqui tem acesso à nossa morada e dados de contacto. Após a sua visita online, aguardamos a sua visita presencial.

Newsletter

Inscreva-se na nossa lista de e-mails e será atualizado com as últimas notícias.

Registar na newsletter