Nossa Localização

Localização

ANASTÁCIA

Centro de Terapias Alternativas

Saúde e Bem estar

  • Categoria: Textos
  • Publicado em sábado, 07 março 2009 09:58
  • Escrito por Sérgio Silveira
  • Visualizações: 8871

Saúde e Bem estar

Ano Novo: Cores de alimentos também têm significados. No Natal, Ano Novo ou qualquer outra ocasião, não são só as cores de roupas que possuem significados, mas também as dos alimentos.

A Cromoterapia Alimentar, também conhecida como Alimentação Cromática e Alimentação Arco-Íris, têm como palavra-chave a variedade e se originou na Medicina Tradicional Chinesa, a qual considera que cada cor estimula um órgão do corpo humano. Segundo, o cromoterapeuta e psicólogo Sérgio Silveira, presidente da APRE - Associação Portuguesa de Reiki Essencial em Portugal, a Cromoterapia Alimentar possui benefícios emocionais e físicos. Os efeitos das cores das roupas, muito mais difundidos, têm uma desvantagem: o efeito emocional é muito maior que o físico, devido ao uso de tecidos sintéticos e cores vibrantes (metálicas e fortes). 

O cromoterapeuta explica que a Alimentação Cromática baseia-se na energia do espectro solar que os alimentos absorvem dos raios solares e nos transmitem por meio de sua ingestão. “Como cor é luz, a pessoa primeiro alimenta-se de luz e depois das propriedades nutritivas dos alimentos. Independente de acreditar ou não no potencial das cores, elas simplesmente agem. Para aqueles que têm consciência sobre isso, o poder curativo é potencializado. É a mente influenciando o corpo.” Entretanto, para que a pessoa possa usufruir os efeitos físicos dos alimentos, e não apenas os emocionais, a tonalidade deve ser natural – não são válidos, por exemplo, refrigerantes, sucos artificiais, salgados e outros produtos que possuem corantes na sua composição. 

São seis as cores da saúde: castanho, vermelho ou rosa, laranja ou amarelo, verde, roxo ou azul e branco. A seguir, confira qual o potencial de cada tonalidade e alguns exemplos de alimentos que podem ser consumidos: 

 

- Castanho: potencial rejuvenescedor devido à vitamina E. 

Exemplos: castanhas, nozes, cereais integrais e outros feitos a partir deles, como massas e pães. 

 

- Vermelho/Rosa: potencial desintoxicante devido ao licopeno. 

Exemplos: cereja, tomate, pimentão vermelho, páprica, maça vermelha, goiaba vermelha, melancia, etc. 

 

- Amarelo/Laranja – fortalece o sistema de defesas, devido ao betacaroteno. 

Exemplos: mamão, cenoura, manga, abacaxi, milho, damasco, mimosa, pêssego, batata-doce, etc. 

 

- Verde: potencial de limpeza natural do organismo, devido à clorofila. 

Exemplos: suco de clorofila, azeitona verde, alface, brócolos, pimentão verde, kiwi, abacate, salsa, cebolinha, manjericão, couve, limão, lentilha verde, uva verde, menta, hortelã, maçã verde, ervas verdes, etc. 

 

- Roxo/Azul: protegem o coração, devido à anticianina. 

Exemplos: ameixa, uva, figo, beterraba, repolho, etc. 

 

- Branco: favorece a regeneração celular e protege o sistema imunológico, devido ao pigmento flavina. 

Exemplos: couve branca, aipo, nabo, cogumelo, cebola, alho, banana, feijão branco, leite, iogurte, carne branca, peixe, queijo branco, etc. 

 

Cromoterapia 

A cromoterapia aplica a vibração das cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo que apresentam algum problema. Ela pode ser aplicada como uma técnica auxiliar, em conjunto com tratamentos de saúde, psicológicos e terapias como Acupunctura, Reiki e Reflexologia. As propriedades terapêuticas de cada cor agem em campos energéticos do corpo humano denominados chakras, corrigindo e reativando o campo vibratório celular afetado. Cada um dos sete chakras tem uma cor específica e a função de transmiti-las ao organismo. 

A técnica pode ser aplicada em sessões com profissionais habilitados. Num primeiro momento há a realização de uma entrevista chamada anamnese, que pretende verificar os sintomas físicos do paciente. A partir daí são utilizadas diferentes técnicas – pedras coloridas, água cromatizada, bastão cromático e luz parada –, conforme as especificidades do diagnóstico. Roupas, alimentação e ingestão de água solarizada são ferramentas coadjuvantes, que podem ser utilizadas no dia-a-dia e ajudam no tratamento. 

 

 

Comentários   
#2 Sérgio 25-01-2017 15:23
Boa tarde Carla.
Temos bastão em cristal para venda no nosso espaço na cidade da Maia. Pode sempre visitar ou ligar para os nossos contactos. Obrigado desde já pelo seu comentário.
Citar
#1 CARLA MACEDO 10-01-2017 18:45
BOA TARDE

GOSTARIA DE COMPRAR CANETA OU BASTAO E CROMOTERAPIA.

VOCÊS VENDEM ?

GRATA

CARLA MACEDO
Citar
Comentar


Morada

Rua do Xisto 150 . Maia . Portugal
Tel: 96576 3788 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Aqui tem acesso à nossa morada e dados de contacto. Após a sua visita online, aguardamos a sua visita presencial.

Newsletter

Inscreva-se na nossa lista de e-mails e será atualizado com as últimas notícias.

Registar na newsletter