Reiki ajuda doentes

Reiki ajuda doentes com cancro

Dois hospitais públicos espanhóis estão a utilizar terapias de cura com as mãos em doentes com cancro, noticia o jornal espanhol 20 minutos.

O método conhecido como Reiki está a ser utilizado por médicos e enfermeiras nos hospitais 12 de Outubro e El Ramón y Cajal. Araceli Garcia, cirurgiã pediátrica, foi uma das médicas que propôs esta terapia. Segundo conta, quando fez a proposta inicial tomaram-na por «louca». O Reiki é uma terapia japonesa que cura através das mãos. O hospital acabou por ser convencido e promoveu uma conferência que ficou a cargo do presidente da Federação Espanhola de Reiki, Jonh Curtin. A iniciativa foi de tal forma um sucesso, que desde o verão que mais de 100 médicos e enfermeiras receberam formação para poder «curar com as mãos». 

Reiki significa «energia universal», explica Curtin. «É um método de cura natural que consiste em canalizar energia num único ponto do corpo, colocando as mãos em cima. O Reiki não cura por si mesmo, mas fortalece a nossa capacidade autocurativa». A médica Araceli Garcia conta como os seus companheiros aplicam a técnica para tratar dores de cabeça e «algumas enfermeiras, com mais experiência, ajudam a dormir crianças hospitalizadas», explica.  

Num outro extremo de Madrid, os doentes oncológicos do hospital Ramón y Cajal já recebem sessões de Reiki há três anos, todas as quartas-feiras, graças à Associação Alaia, que se encarrega dos doentes terminais. Entretanto, o hospital já autorizou uma investigação sobre os efeitos do Reiki. 

«Verificamos que o tratamento tem um efeito muito benéfico nos pacientes, mas agora queremos revesti-lo de um carácter mais científico e por isso vamos realizar este projeto», adiantou ao jornal o responsável dos cuidados a doentes, Luís Carlos Martínez Aguado. 

Fonte: Televisão Espanhola Canal 2 (TVE2)

 

VEJA O VÍDEO DESTA REPORTAGEM