Os Chakras

Chakras

São sete os principais chacras, dispostos desde a base da coluna vertebral até ao alto da cabeça e cada um corresponde a uma das sete principais glândulas do corpo humano.

Cada um destes chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. Num corpo saudável, todos esses vórtices giram a uma grande velocidade, permitindo que a "ki", flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas, se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado - e disso resulta o envelhecimento ou a doença.

Os chacras são conectados entre si por uma espécie de tubo etérico, conhecido como Nadi, ao longo do eixo central do corpo humano, por onde dois outros canais alternados "Ida" que sai da base da espinha dorsal à esquerda de sushumna e "pingala" à direita (na mulher estas posições estão invertidas).
 
Os nadis conduzem e regulam o "prana ou ki" (energias yin e yang) em espirais concêntricas. Estes nadis são os principais, entre milhares, que percorrem todo o corpo em todas as direções, linhas, meridianos e pontos. Para os hindus os nadis são sagrados, é por meio da "Sushumna" que o yogi deixa o seu corpo físico, entra em contacto com os planos superiores e traz para o seu cérebro físico a memória de suas experiências.