Posições das Mãos

Posições das Mãos

Normalmente, aprendemos as técnicas da auto-cura frequentando um curso formal lecionado por um Mestre de Reiki, quase sempre durante um fim de semana e algumas aulas de práticas nos dias seguintes.

Os praticantes de Reiki, afirmam que se é muita vez levado a aprender Reiki no momento em que mais se precisa do relaxamento e da cura. Seja qual for o modo que se chega ao Reiki, qualquer Mestre ou praticante poderá dizer que a sua descoberta e exploração constituem uma longa e valiosa jornada. Continua-se a aprender dia após dia, semana após semana, durante anos e anos, muito tempo depois de ser ter dado o primeiro passo.

Esta explicação sobre as posições das mãos sobre nós numa auto cura, mas para tudo correr da melhor forma é sempre necessário recorrer primeiramente a um curso de Reiki para sabermos mais como aplicar em nós próprios, pois além das posições das mãos existem também um ritual a fazer antes de começar a aplicar o Reiki. 

 

POSIÇÃO DAS MÃOS

É recomendado, que ao se começar uma sessão de Reiki, a pessoa esteja se sentindo totalmente confortável, com roupas leves e de cores claras. Se preferir, faça alguns exercícios de respiração, yoga ou meditação antes de começar. A duração de cada sessão pode variar de uma meia hora para uma hora, dependendo da situação. As posições são feitas começando de cima para baixo, desde a cabeça (Chakra coronário) até os pés. A energia do Reiki sai pelas mãos do praticante, que é absorvida pelo corpo da pessoa.

Essa energia é passada para os chakras, abrindo, limpando e purificando de todas as obstruções do corpo, trazendo o equilíbrio de uma forma natural. Em baixo, deixamos algumas das posições que usualmente utilizam na cura de Reiki.

 

COMO É PRATICADO O REIKI NAS CURAS

Durante os tratamentos os terapeutas de Reiki (transmissores de Reiki) usam determinadas posições de mãos que correspondem ao corpo, aos seus órgãos e aos sete chakras. Esses terapeutas canalizam uma força chamada de KI e conseguem através de várias técnicas canalizarem para o seu corpo físico através das mãos. Esta técnica pode variar de terapeuta para terapeuta mas quase sempre se processa da mesma forma. Neste processo não existe energia pessoal do terapeuta.

Os Chakras são centros de energia concentrada que vibram em áreas específicas do corpo. A energia Reiki equilibra suavemente ente os chakras e o campo energético que envolve o corpo (aura), ao mesmo tempo que alivia dores de âmbito físico e emocional, libertando as dores físicas ou emocionais.  

 

ENCONTRAR UM CAMINHO PARA A SUA CURA

Cada chakra está ligado a glândulas e partes do corpo bem como a aspetos específicos da energia emocional e espiritual, desde o instinto de sobrevivência básico até a procura de compreensão. O bloqueio desses chakras leva à doença física ou a dores. Os terapeutas de Reiki tratam a pessoa no seu todo, exercendo sistematicamente a sua atividade energética no corpo e nos chakras. O tratamento encontra o seu próprio caminho, isto é, têm uma inteligência própria que irá até ao lugar da cura qualquer que seja o seu nível. É um corpo recetor que canaliza para determinadas áreas a energia que requerem. Assim sendo, o terapeuta consegue sempre libertar e atenuar os bloqueios dos chakras.