Reiki reequilibra

Reiki reequilibra

Uma técnica de cura com as mãos que ficou "esquecida" por seis mil anos ganha cada vez mais uma legião de seguidores pelo mundo. Originário das montanhas do Tibete, na China, foi redescoberto no início do século passado por Mikao Usui.

Trazido ao Ocidente na década de 30 por uma das suas discípulas, a havaiana de origem japonesa Hawayo Takata. A palavra Reiki em japonês significa energia vital universal, é uma aplicação da energia-luz que harmoniza a saúde física, emocional, mental e espiritual. Restaura, equilibra e aperfeiçoa o campo energético do corpo, sem a interferência da energia do terapeuta, que apenas canaliza a existente no universo para pontos desequilibrados do recetor. Com toques subtis das mãos, o Reiki cria um estado de harmonia e bem-estar na pessoa. No aluno, primeiro, é preparado para canalizar para si a energia cósmica.

A partir daí o "Reikiano" pode começar a usar as técnicas assimiladas para benefício próprio e também para o próximo. No início, tem de ser o seu próprio mestre para depois, se quiser, compartilhar com outras pessoas essa energia. A terapia alivia dores físicas, combate o stress, a ansiedade, o medo, equilibra o sono, não tem contraindicações e complementa outros tratamentos médicos. As pessoas que utilizam a medicina tradicional ou a acupunctura, por exemplo, alcançam bons resultados com o Reiki. Alguns grupos religiosos rejeitam o Reiki e acreditam que se assemelha a uma religião. O Reiki é apenas uma terapia natural, não tem nada de religioso nem filosófico. Os terapeutas salientam que a barreira existe apenas num primeiro momento.

Depois que explicamos o que é, as pessoas o entendem e praticam, inclusive os católicos, evangélicos e espíritas. Os princípios do Reiki criados por Mikao Usui a partir dos seus estudos de escritos antigos em sânscrito:

 

1.Hoje eu abandono a raiva;

2.Hoje eu abandono as minhas preocupações;

3.Hoje eu conto com todas as minhas bênçãos;

4.Hoje eu faço o meu trabalho honestamente;

5.Hoje eu sou gentil com todas as criaturas vivas.

Para quem acredita que apenas algumas pessoas possuem o "dom", devemos desmistificar o seguinte: "Todas as pessoas podem aprender esta técnica da sintonização (canalização da energia) que seja ensinada por um bom mestre de Reiki".

Os chacras são os principais recetores de energia, mas no nosso atribulado dia-a-dia nem sempre estão sintonizados para recebê-la naturalmente. Quando nos sentimos desenraizados e stressados, muitas vezes procuramos energias mais puras no campo ou na praia. Em contacto com a natureza, podemos nos recuperar energeticamente, por isso, na maioria das vezes, nos sentimos mais harmonizados. Além, da energização pelo toque, o Reiki pode ser enviado à distância. Mas para alcançar esse estágio, o aluno precisa fazer o grau 2 de Reiki. Porém, alertam que o envio da energia à distância deve ser feito com o consentimento da pessoa que irá recebê-la.