Universo e Reiki

Universo e Reiki

A aplicação do Reiki consiste na canalização da Energia Universal ou Espiritual para harmonizar o corpo, a mente e o espírito, criando uma pessoa sã e equilibrada.

O seu uso pode ser específico, para dores pontuais ou no geral, para criarmos harmonia. Podemos aplicar o Reiki a nós mesmos ou às outras pessoas. Qualquer pessoa pode aplicar o Reiki, pois não é um "dom" especial para privilegiados. Quando visita um acupunturista, usam agulhas para facilitar o fluxo dessa energia através dos meridianos ou canais no corpo. A essa energia chama-se "Chi".

Outra técnica Japonesa muito conhecida é o Shiatsu, que usa a pressão dos dedos para conseguir um resultado parecido. Na Índia, esta mesma energia se chama "Prana", e técnicas de respiração e exercícios de yoga foram desenvolvidas para ativar essa energia e conseguir o equilíbrio energético.

Na Índia não pensam em termos de meridianos como os Chineses e os Japoneses, falam de chakras ou centros energéticos que percorrem todo o corpo desde a coroa até à base da coluna, havendo sete chakras principais no conjunto total conhecido de 244. Em resumo, todas estas técnicas servem para harmonizar o seu sistema energético. Deste modo, você mesmo está na melhor situação possível para cuidar de todos os níveis, tanto físico, mental, emocional ou espiritual.

O Reiki usa essa mesma energia, e é uma forma de focalizar essa energia sobre si ou sobre outros, quando se aprende nos cursos. Quando recebe o Reiki está a receber a Energia Universal, que alguns chamam a energia pura do amor e outros a Energia Divina. Os praticantes de Reiki atuam como um canal, canalizando essa energia até à pessoa que a recebe.

Isto é, o que diferência de certa forma das técnicas descritas em cima, visto que as pessoas que recebem, realmente sentem essa sensação de amor e paz que caracteriza a energia Divina. O Reiki não tem nenhuma afinidade religiosa. É usado tanto por Cristãos, Muçulmanos, Budistas e até Ateus. Não têm uma estrutura formal, nem hierarquias e nem crenças obrigatórias. É uma mistura entre uma técnica prática e eficaz para sarar e um modo de viver, e ver a vida. De facto, muitas pessoas que praticam o Reiki sentem que reforçam os seus laços com as suas crenças particulares, sentem-se "mais próximos" do seu Deus particular. Reiki é perfeitamente compatível com qualquer tratamento médico e pode atuar como complemento do mesmo. É aconselhado como uma Terapia Alternativa pela Organização Mundial da Saúde (O.M.S).