Nossa Localização

Localização

ANASTÁCIA

Centro de Terapias Alternativas

Mão de Ifá

2020527

ORICHAS - IKÚ LOBI OCHA

Existem casas de Santo que colocam mão de Orunla aos seus afilhados sem antes passarem por Ocha. Preciso de aclarar as ideias de quem faz, pois, estão incorretos. Sabemos que há casas que o fazem desta forma,  mas assim estão em falta com o vosso Anjo da Guarda. O mais adequado é primeiro fazer Santo (Kariocha) e depois Ifá. Tem de ter a aprovação do seu Anjo da Guarda antes de fazer mão de Orunla, mas isso é da responsabilidade dos seus Padrinhos. Claro que está é a minha opinião, mas certamente muitos Santeiros pensam assim. Ouvimos muitas vezes dizer por Babalowos que é Orula quem determina quem vai receber mão de Ifa, e Orunla diz quem pode passar nesta terra sem coroar Santo, mas deve receber os seus Santos lavados. Total mentira, mais uma vez.

Ser Santero ou Olorichá devemos ter a responsabilidade de dizer as coisas certas, devemos ter o respeito e fazer um honesto trabalho a muitos Oluos, mas vamos ser claros. Primeiro devemos coroar o nosso Anjo da Guarda, e deixar que os restantes Santos falem para dar os seus conselhos no nosso Itá. Caso os Santos aconselhem que este iniciado no futuro mereça receber a mão de Ifa, pois, Ifá é sabedoria, então faremos o que nos é dito. A parte disto, somente se lava o Santo e vai para Ifá assim, não tendo uma cerimónia de Santo, porque não a viveu. Como é que o Anjo da Guarda da pessoa vai presenciar a cerimónia de Ifá?

Ademais, se como babalowo marcas uma cerimónia de quatro patas a uma pessoa, não o podes fazer, pois, o teu Santo ainda não comeu, e se não comeu terás de procurar ajuda de outro Santero. Complicado, não? Muitas vezes os homens querem passar a Ifá por capricho ou vaidade, e isso não pode ser. Primeiro faça o seu Santo, e se no seu Itá sair para fazer, então faça. Então, entenda que nunca devemos fazer algo somente porque queremos mas, porque eles (os Santos) o querem. 

 

Okanbi

Com a bênção dos meus Orichas, Aggayú e Yemanjá.

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

Comentários   
#4 Okanbi 25-08-2014 16:07
Olá Katia.
A passagem para Ifá só acontece depois de fazer uma coroação de Ocha. Nesse ritual, e caso seja dito pelos Santos que a pessoa precisa fazer Ifá, é que se faz.
De outra forma não é possível e muito menos através dos sonhos.
Citar
#3 katia 23-08-2014 21:47
TIVE UM SONHO ONDE UMA MULHER APARECIA PRA MIM DIZENDO QUE EU IA TER QUE FAZER O IFA, NUNCA FIZ SANTO, NEM SABIA O QUE ERA FAZER O IFÁ, PESQUISEI NO GOOGLE E ACHEI SUA PÁGINA FALANDO SOBRE ISSO! PODIA ME DAR MAIS INFORMAÇÕES.
Citar
#2 Okanbi 19-05-2014 16:13
Olá Helena.
Não devemos acender velas pretas a nenhum santo, muito menos a Elleguá pois é ele que nos abre os caminhos. Se desejares podes acender vermelha/preta, vermelha, branca ou amarela. Somente preta não. Sendo assim colocas novamente uma vela e voltas a pedir o que desejas e virás que tudo irá acontecer.
Citar
#1 Helena 18-05-2014 22:21
Olá....gostaria de saber o que quer dizer acender uma vela preta de elegua...acendi uma e pedi varias coisas mas....disseram me que não se deve acender velas pretas...
Citar
Comentar


Morada

Rua do Xisto 156 . Maia . Portugal
Tel: 96576 3788 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Aqui tem acesso à nossa morada e dados de contacto. Após a sua visita online, aguardamos a sua visita presencial.

Newsletter

Inscreva-se na nossa lista de e-mails e será atualizado com as últimas notícias.

emailreiki