Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 913 089 277
geral@centroanastacia.com

Oddu: Oggunda Okana (3-1)

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú

Oddu: Oggunda Okana (3-1)

ODDú:

OGGUNDA OKANA ( 3 - 1 )

 

O REFRÃO DIZ:

“Discussão e tragédia por uma coisa.” ou “A tragédia sempre vem acompanhada de traição, discussão e revolução."

 

OS ORISHAS QUE FALAM NESTE ODúN:

Ogún, yemayá, olokún, shangó, elegbará, eshú, obatalá, egún.

 

REZA DO ODúN:

Oggunda, tetelli, faralle, afesule, lesi losun.

 

ODún NO SEU GERAL:

Aqui dá-se de comer na terra a Egun e também dá-se de comer à sombra de uma pessoa que saia neste Odun, posto que é um Odun de traições, bruxarias, e más energias que rodeiam a pessoa. Se a pessoa tem santo feito, é conveniente que se tenha em casa um galo kikirito (galo pequeno), este com o seu canto espanta Iku, quando esta vem a nossa casa. Tem que dizer maferefun Obatalá, sempre que é com este Orisha que tem que fazer a maioria dos Ebos recomendados e também por que é Obatalá o único que pode livrar-nos de todos os Arayes que traz este Odun quando saí.
Este é o Odun, onde nasce a traição e a avareza. Não importa que este ODUN venha com Ire ou Osogbo, à pessoa que sair, tem que cuidar até da sua própria sombra. Não tem amigos, pois, aqueles que pensa que são os seus amigos cravam-lhe sempre um punhal pelas costas. Fala de espíritos obscuros, Egun, os quais não passaram para Ara Onu, em outras palavras, à pessoa a quem sai este Odun tem que fazer uma elevação a esses Egun e a melhor forma de fazer, é trazer um Oriate e que averigue com os búzios de Elewua quais são os animais que tem que oferecer a Egun. 
 web site de santeria cubana em portugal
Depois tem que fazer um Oro a Egun de elevação (canto e rezas). Se escasseia de coisas materiais ou comidas. Se pensa em realizar uma viagem deve fazer um ebbó antes, para que tudo sai bem. Há um êxito (algo que só espera uma confirmação) para vir e onde aguarda o êxito, mas deve fazer ebbó já que há obstáculos que impedem que receba o título ou cargo de importância. Corre o risco de ser vítima de uma tempestade ou relâmpago. 
 
Fala-se de um membro da família que já é defunto e não lhe deram um enterro final. Há uma mulher membro da família com problemas para ter filhos. A mulher abandona o seu marido e o anjo da guarda do homem não autorizou essa união. Não consuma os animais de sacrifícios porque perde a sua validade. O homem é mulherengo e a mulher gosta muito de homens. Não vá para lugares onde não o tenham convidado porque passará uma vergonha ou uma agressão física. Há que dar de comer a Shangó galo e quiabo. Há risco de roubo de propriedades. Evite muito répteis. Este odu envolve a morte, falta de coragem, disputa de heranças, coisas encadeadas ou contagiosas, contrariedades, tragédias, desobediências, amarrações com bruxaria, drogas lícitas e ilícitas. 
 
Fala-se de uma pessoa vingativa e matreira. Deve atender aos mortos. Fala de maldições. Há inconformidades e ambições. A mulher enamora um homem casado e criam-se problemas. Os mortos fazem armadilhas aos vivos. Há quem diga que é uma pessoa louca. Não deixe que o utilizem. Não gaste o seu dinheiro por gosto. Há guerras entre famílias por causa da religião. Evite uma operação por doença numa perna. Há uma viagem que proporciona uma fortuna. Há notícias de uma morte repentina de três pessoas. Quando sair, não diga nunca onde vai ou diga o contrário. Há um problema que se converterá num bem. Preste muita atenção o que diz esta letra, e ainda que venha em Ire, há que fazer um ebbó. O conversador morre pela sua própria língua. Uma má sombra de um morto que lhe guarda rancor, persegue-o. Cuidado com os convites porque vai passar um grande susto. Há que limpar a casa e dar de comer à porta da mesma. Há que fazer uma missa aos defuntos. 

 



Okanbi
Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

 
 

Comentários   

#2 Omo Okanbi 02-01-2019 15:54
Boa tarde Luana.
Neste oddu fala sempre de desgraças e complicações de uma forma geral. Mesmo que a pessoa não faça mal a ninguém, acaba sempre injustiçada ou maltratada pelos outros, sejam em palavras ou ações. Cabe ter essa consciência e ser cada vez mais cauteloso com os outros e deve viver mais a sua vida. De resto pouco ou nada consegue atenuar.
Citar
#1 Luana 28-12-2018 06:12
Olá
Eu gostaria de saber porque a pessoa nascida nesse Odu vive negativada, as vezes mesmo cuidando sempre ele se apresenta do lado mal, não existe nada que possa equilibrar?
Obrigada pelas informações
Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: