Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 913 089 277
geral@centroanastacia.com

Oricha Obi

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú

 história de Obi

 

HISTÓRIA DO OBI

Um dos Orichás menos conhecido na religião Yorubá é Obi, que simboliza o coco. Quando este Orichá passou pela terra na sua primeira vida, Olodumaré deu-lhe um lugar de muita importância entre o seu reino. Obi era branco por fora e branco por dentro, significando a pureza de carácter, de orgulho e de vaidades. Tanto era o seu encanto que ganhou o respeito de todos, confiança e respeito dos seus irmãos, era conhecido não só pelas habilidades do seu oráculo, como também pela pureza e imparcialidade das suas decisões. 

Um dia, depois de ter passado muito tempo, o seu irmão Elleguá decidiu visita-lo. Obi o recebeu com muita alegria e entusiasmo na sua bela casa. Mas Elleguá reparou que o seu irmão Obi que estava sentado à sua frente vestido com uma bata branca de seda,  cuidava para não a manchar com nada e só falava dos seus amigos importantes. Nesse momento, alguém tocou à campainha da casa de Obi, e esse foi abrir, e Ellegua ficou a pensar o quanto o seu irmão havia mudado. santeria ou santaria cubana em Portugal

Quando Obi regressou, vinha chateado e disse ao seu irmão Ellegua: “Esta pessoas não se dão conta da minha importância? Que pensaram os meus amigos se começo a falar com mendigos que acabou por despedir?”, Ellegua que entretanto se tinha levantado admirado com tanta arrogância, saiu correndo da casa de Obi. 

Ellegua foi à procura de seu pai, que era Obatalá, e deitou-se à frente dele onde religiosamente contou o sucedido. Obatalá ficou pensativo e depois de algum tempo decidiu visitar o seu filho Obi. Aconteceu que nesse dia Obi estava a dar uma grande festa em sua casa, na qual convidou todas as pessoas da aldeia. Obatalá apareceu à sua porta vestido de mendigo e quando Obi viu, pensou que era um mendigo e mandou embora para que não voltasse mais aquela casa, dizendo isto indignado. Depois de fechar a porta, ouviu um grande estrondo, a porta caiu e para espantado de Obi o mendigo era Obatalá que lhe disse, da seguinte maneira: 

“Como não conseguiste ser humilde e imparcial na tua vida, Obi a partir de hoje até ao final da tua vida, deixarás de ser branco por fora e passarás a ser negro por fora e branco por dentro.” 

O céu nublava e todos faziam silêncio, então Obatalá prosseguiu com uma voz austera dizendo: “Tu serás o oráculo dos demais Orichás e nunca voltarás a falar, só quando se dirigirem a ti.”

Esta é uma das histórias que se conta de Obi, por este motivo deixou de ser paciente e humilde, e passou a ser o oráculo de todos aqueles que desejam saber algo sobre os Orichás.

 

 

Okanbi

Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: