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Oggun - Ogún - Ogum

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Escrito por Okanbi / Omo Aggayú

oggun

 

Este Orichá em torno o qual, se tem elaborado tantas histórias distintas, teve uma missão muito importante na religião Yorubá, porque ele é o Ochogun de todos os Orichás (o encarregado de dar-lhes de comer). Com a sua faca se mata e isso não é outra coisa que não seja a representação de Oggún no Santo. É certo que o sangue que chega às taças dos outros Orichás cruza primeiro com Oggún (antes que o Santo que está comendo). A missão deste Santo é guerrear por todos nós nesta religião e na vida, é que ele cometeu uma falta muito grave ao abusar de sua mãe Yembó. Isto fez com que Obatalá trata-se de dizer mal, mas não deu tempo, porque Oggún maldiçoou a si mesmo. 

A maldição que escolheu foi não dormir de dia e de noite até que o mundo seja mundo. Ele considera que todas as mulheres, incluindo a sua mãe, são iguais. Oggún é bruxo e guerreiro (como Changó) e nas guerras o demonstra. Oggún nasce da entranha da terra, porque ele é o ferro e nasce também daí. santeria ou santaria cubana em Portugal

A palavra Oggún tem muito a ver com os Eggúns (espíritos). Ele gosta de coisa de mortos. Sua esposa é Oyá, e por ganhar o amor a essa teve de lutar contra Changó. Teve amores com Yemanjá, a que ensinou a arte do amor. Na terra vive com Ochosi, por mandato de Obatalá ao lado da porta do Ilé (casa), para nada de mal entre na casa e por tudo isto Maferefun Oggún Aguanille Aerere.

 

Dia da semana….......……Quinta-feira (para alguns, Terça-feira) 

Cores……………….......…Verde e amarelo

Sincretismo………………São Jorge 

O que faz……………....…Dá força para vencer demandas e habilidade para lidar com ferro. 

Saudação…………………Patakori! 

Presentes predilectos….Flores vermelhas, velas, charutos, suas comidas e bebidas. 

 

PATAKI (1) 

Oggún foi o segundo filho de Yemanjá e era muito ligado ao irmão mais velho, Exú. Os dois eram muito aventureiros e brincalhões, estavam sempre a fazer asneiras juntos. Quando Eshú foi expulso de casa pelos pais, Oggún ficou muito zangado e resolveu acompanhar o irmão. Foi atrás dele e por muito tempo os dois correram mundo juntos. Exú, o mais esperto, resolvia para onde iam e Oggún, o mais forte e guerreiro, iam vencendo todas as dificuldades do caminho. É por isso que Oggún surge sempre no culto logo depois de Exú, pois honrar seu irmão preferido e é a melhor forma de agradá-lo; enquanto Eshú é o dono das encruzilhadas, Oggún governa a reta dos caminhos.

PATAKI (2)

Quando Oggún conquistou o reino de Irê, deu o trono para o filho e partiu em busca de novas batalhas. Anos depois, ele voltou mas chegou no dia de uma festa religiosa em que todos deviam guardar silêncio. Sentindo sede, quis beber, mas o vinho havia sido todo usado no ritual religioso. Pediu comida e ninguém lhe respondeu, por causa da proibição religiosa. Pensando que o desprezavam, Oggún puxou a espada e matou todo mundo. Quando terminou a cerimónia religiosa, o filho veio ao encontro de Ogun, prestou-lhe todas as homenagens e ofereceu-lhe um banquete. Quando lhe explicaram o que ocorrera, Oggún ficou horrorizado com seu crime. Cravou a espada no chão e fez com que se abrisse um grande buraco por onde se afundou, tornando-se desde então um Orixá.

PATAKI (3) 

Depois que Exú foi expulso de casa pelos pais, ficou decidido que Oggún, o segundo filho, seria o sucessor do pai no governo. Entretanto, Oggún não gostava desse tipo de atividade. Seu prazer estava nas aventuras. Quando substituiu o pai durante uma viagem, Oggún deixou de lado as funções de governante, dedicando-se aos passeios e confusões com os amigos. Estava sempre a meter-se com as namoradas alheias e arrumando brigas. Para mantê-lo sossegado, então, o pai deu-lhe o comando do exército e a missão de responder às agressões ao reino e de conquistar novos territórios. Nessas atividades, ele foi muito bem sucedido.

 

Okanbi

Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

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