Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 913 089 277
geral@centroanastacia.com

Oba Nani - Oba Nanã

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú

oba nani

 

Aqui vamos falar de Obá Nani é Obini (mulher) de Alafi (Changó), legitima esposa de Changó. Mulher nobre e boa, filha de Pduá e Yembó. Seu significado na religião Yorubá tem a haver com tudo o que existe neste mundo. É ela quem ensinou a todos os Orichás a arte da guerra, e que ensinou a Changó a manejar o machado, a Oyá o chicote e a Oggún todas as suas ferramentas. Está relacionada com todos os Orichás, e que em suas ferramentas relata as coisas que ela significa neste mundo. 

Ela era Omoregun de Oyá (amigas inseparáveis), mas Oyá a traiu com o amor de Changó. Diz a lenda que Oyá lhe disse que se cortasse uma orelha e fizesse comida a Changósanteria ou santaria cubana em Portugal que este não iria nunca a lado algum. Obá fez caso disso e Oyá foi contar a Changó, então surgiu a separação de Obá e Changó. Desta separação Oba e Oyá tornaram-se inimigas, e nunca mais puderam viver juntas. Oba tem em suas mãos a chave que abre e fecha as portas de tudo que está relacionado com os humanos, e a chave que leva as suas ferramentas assim o deixa ver. Para que numa casa nunca falte dinheiro, não deve faltar o Iguaro Oba. Sua Ocanini é Ochún. Oba só confia em Ochún, nunca fala numa esteira e nos búzios quem fala é Ochún. Como é Santa de Ile Ocu (casa dos mortos) e vive no cemitério, tem a haver com tudo que é espiritual.  

 

Dia da semana……………Quarta-feira

Cores……………………….Laranja, amarelo

Símbolos………………..…Espada, escudo

Metal………………………..Cobre

O que faz………………..…Defende a justiça, procura refazer o equilíbrio. 

Quem é…………………….A companheira mais austera de Changó. 

Características……………Responsável, equilibrada, justiceira, séria, reprimida, invejosa, ressentida e intrigante. 

Saudação…………………..Obá Xirê! 

Onde recebe oferendas….Nas cachoeiras

Presentes prediletos……..Um perfume ou adereço, flores amarelas, suas comidas e bebidas. 

 

LENDAS

Obá Nani era uma das mulheres de Changó, mas ela não era nem aventureira como Oyá Iansã, nem bonita como Ochún, por isso, se sentia desprezada pelo marido. Percebendo que Changó gostava da comida feita por Ochún, pediu-lhe que a ensinasse a cozinhar. Para enganá-la, Ochún cobriu a cabeça com um pano, fez uma sopa de cogumelos e disse que era o prato preferido de Changó, uma sopa com suas orelhas. Obá Nani fez uma sopa em que colocou uma de suas orelhas. 

Quando Changó chegou, ela o serviu toda contente, mas quando ele viu a orelha, ficou enojado e brigou com ela. Nisso, Ochún tirou o pano da cabeça, mostrando as orelhas perfeitas, e começou a rir. Furiosa, Obá atirou-se sobre ela e as duas brigaram até que Changó explodiu de raiva, fazendo as duas fugirem e transformarem-se em rios. É por isso que, ao dançar, Obá cobre uma orelha com o escudo.

ARQUÉTIPO DOS FILHOS: 

O arquétipo de Obá Nani é a das mulheres valorosas e incompreendidas. Suas tendências um pouco viris fazem-nas frequentemente voltar-se para o feminismo activo. As suas atitudes militantes e agressivas são consequências de experiências infelizes ou amargas por elas vividas. Os seus insucessos devem-se, frequentemente, a um ciúme um tanto mórbido. Entretanto, encontram geralmente, compensação para as frustrações sofridas em sucessos materiais, onde a sua avidez de ganho e o cuidado de não perder nada dos seus bens tornam-se garantias de sucesso.  

As pessoas de Obá têm temperamento forte, sensual. Ciumentas e apaixonadas elas não tem sorte no amor, são carentes e solitárias, fiéis, sofridas, guerreiras, combativas, impetuosas e vingativas. Ao mesmo tempo são pessoas envolventes, sedutoras e objetivas.

 

 

Okanbi

Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

Comentários   

#1 nadja 21-03-2014 01:02
sim vc fala que para uma casa não faltar dinheiro tem de ter uma iguaro oba o que é um iguaro oba
Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: