Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 913 089 277
geral@centroanastacia.com

Ochosi - Oxossi

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú

 oxossi

 

Falar de Ochosi, é falar da justiça e da rectidão na vida. Ochosi é o único Orichá que é bruxo de verdade na religião Yorubá. É bruxo porque nas suas cerimónias queima-se pólvora, que tem a haver com os Mayuberos bruxos. É o salvador de Yalorde. Quando esta perdeu a cabeça com o pavão real de Yemanjá, meteu-se no monte proibido para retirar as penas. Ali, perdeu o seu titulo de rainha. Ochosi meteu-se no monte e foi salvo dos perigos e dos maus tratos porque estava passando, salvando e devolvendo a sua coroa.

É Ochosi quem tem a tarefa de caçar para Olofi e Obatalá para que esses comam, pois ele é caçador. Também é o Deus da Justiça. Ele se levanta todos os dias muito cedo para cumprir a sua missão de ir caçar para que Olofi coma. Tudo isto era secreto, pois nada podia chegar onde vivia Olofi. Mas a curiosidade, é má conselheira e a sua mãe, a mãe de Yembo, não podia mais com a curiosidade em saber onde ia o filho todos os dias tão cedo. Um dia, decidiu segui-lo colocando cascarilhas no seu forro do casaco, que lesanteria ou santaria cubana em Portugalvava para ir caçar e abriu um buraco para saber por onde andava o seu filho. 

Conseguiu seguir e ver o local onde o seu filho ia. Quando descobriu que deixava os animais que caçava no tronco de uma árvore, decidiu retirar o seu sangue. Durante vários dias repetiu isso. Um dia Olofi perguntou a Ochosi quem mais sabia que ele vivia ali e Ochosi contestou que ninguém sabia. Então ele disse que ele (Ochosi) estava retirando o sangue dos animais que deixava perto do tronco, o qual Ochosi respondeu não ser ele. Olofi então disse que ele devia prestar atenção aos animais pois eles não continham nenhum sangue. Ochosi fez que Olofi mandou, mas a sua astuta mãe durante esses dias não compareceu no local onde Ochosi deixava os animais.

Ochosi estava chateado porque Olofi tinha duvidado da sua palavra e ele era um filho exemplar. Então Ochosi pegou no seu arco e numa das suas flechas e atirou para o ar dizendo as seguintes palavras: “O culpado do que se passou, que esta flecha lhe trespasse o coração.”

Quando chegou a casa viu que a sua mãe estava morta pela flecha que ele havia atirado para o ar. Fez-se justiça e desde então Ochosi é o Deus da Justiça. Isto fala na letra 2-8, é certo, por haver justiça matou a sua própria mãe.

 

Dia da semana…………………Quinta-feira

Cores………………………........Verde

Símbolos……………………......Arco e flecha 

Elemento…………………......…Terra

Animais…………………............Porco do mato

Metal…………………….............Latão 

Bebida…………………..............Batida de mel

Domínio…………………........…As matas, os animais silvestres

O que faz…………….............…Protege contra perigos, castiga quem faz coisas erradas; protege os animais e plantas. 

Quem é……………................…O Rei da Mata, o provedor de sustento, o vingador. 

Saudação……………........……Okê Arô ! 

Onde recebe oferendas……....Na mata

Presentes prediletos…….....…Charutos, velas, mel, suas comidas e bebidas. 

 

LENDA (1)

Ochosi era ajudante do irmão Ogún e carregava suas flechas. Certo dia, numa das caçadas, encontrou o irmão Ossain, que vivia na floresta e era um mago. Ossain enfeitiçou-o e Ochosi ficou a servi-lo por algum tempo. Quando o efeito do feitiço passou, Ochosi quis voltar para casa, mas a mãe Yemanjá não o aceitou. Então, Ochosi voltou para a mata e foi morar com Ossain, que lhe ensinou todos os mistério da floresta e de seus habitantes. Desde então, Ochosi tornou-se um grande caçador, passando a garantir a alimentação da família e defendendo animais e plantas de pessoas que matavam sem necessidade.

LENDA (2)

Odé era um grande caçador. Certo dia, ele saiu para caçar sem antes consultar o Oráculo Ifá, nem cumprir os ritos necessários. Depois de algum tempo andando na floresta, encontrou uma serpente: era Oxumaré em sua forma terrestre. A cobra falou que Odé não devia matá-la; mas ele não se importou, matou-a, cortou-a em pedaços e levou para casa, onde a cozinhou e comeu; depois foi dormir. No outro dia, sua esposa Ochún encontrou-o morto, com um rasto de cobra saindo de seu corpo e indo para a mata. Ochún tanto se lamentou e chorou, que Ifá o fez renascer como Orichá com o nome de Ochosi.

LENDA (3)

Certa vez, no reino de Ifá, surgiu um pássaro enorme que, voava bem no meio da cidade, não deixava que o povo fizesse as festas do tempo da colheita. O rei convocou todos os arqueiros do reino, que usaram todas as suas flechas sem conseguir espantar o animal; e por isso foram executados. O último a comparecer tinha somente uma flecha mas sua mãe, com medo de que ele fosse condenado à morte, consultou Ifá e soube que o filho devia fazer uma oferenda aos Deuses antes de tentar a sorte. O rapaz obedeceu e, com sua única flecha, matou o monstro. O rapaz foi muito aclamado pelo povo e passou a chamar-se Ochosi, o grande caçador.

 

 

Okanbi

Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá.

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

Comentários   

#5 Omo Okanbi 07-11-2018 14:37
Olá Fernanda. Desconheço essa proibição aos filhos de Oschosi (Ode) de uma forma geral. No entanto devido aos 16 caminhos que Oschosi pode existir algumas proibições, mas não relacionado com o mel.
Citar
#4 Fernanda 07-11-2018 09:30
Aqui no Brasil, os filhos de Odé não podem comer mel de abelhas. Vocês sabem por qual motivo? Isto é verdade?
Citar
#3 Omo Okanbi 20-06-2016 10:44
Olá Carlos.
Na linguagem Lucumi (um dos dialectos em África) na qual a Santeria apoia a sua tradição, a palavra escreve-se Ochosi e Orichas. Devido as influências de outras tribos e religiões hoje em dia existem muitas variações incorrectas e derivam da cultura onde estão instaladas e da pronuncia que é feita. Nas palavras Yorubás pronunciam-se de uma forma, mas ao escrever é de outra (dialectos locais). E assim ao chegar a outras culturas foi feita uma adaptação linguista diferente. Eu coloco no site as diversas culturas de forma a alcançar um maior numero de seguidores. No entanto a sua questão as palavras escrevem-se como dito no início.
Citar
#2 CARLOS AUGUSTO 18-06-2016 16:54
Gostaria que me orientassem, afinal como se escreve, Oxóssi, Ochossi, Ochosi ou Oshoshi ?
E Orixás ou Orishas ?????
Citar
#1 Orlando de Oxossi 29-01-2014 10:15
Okê Arô

gostei imenso da sua abordagem á historia e lendas sobre meu Pai de Cabeça , poderia colocar mais??
Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: