Ewo dos Oloshas
- Categoria: Santeria
- Publicado em sexta, 19 abril 2013 12:22
- Escrito por Okanbi
- Visualizações: 7113

Segundo a letra tirada no Diloggun não devemos comer as seguintes comidas. Conforme mencionado na sociedade Yorubá, os oddús tinham um importante papel reservado através do seu oráculo.
As pessoas recorrem a ele em todos os momentos críticos da vida. O sistema oracular de Ocha é muito elaborado e compartilha certas regras com sistemas divinatórios do mundo todo, e possui advertências e avisos a quem consulta. Ao abordar essa temática pode partir do pressuposto que consideramos em conta os avisos à nossa saúde ou a melhorar a nossa vida. Sendo assim, de uma forma geral indico as proibições em relação às comidas nos Oddús.
01. OKANA
Neste oddú de Ocana não pode comer galinha branca, galinha de Angola, e se vem Osorbo, não pode comer também carneiro.
02. EYIOKO
Pode comer de tudo menos animais caçados.
03. OGUNDA
Não pode comer galo, carne de porco, nada assado, nada que seja de sangue, por exemplo, morcela, salpicão, chouriço, etc.
04. IROSO
Em Iroso não pode comer pomba, galo, e chupar ossos.
05. OSHE
Nada que seja amarelo, ovos, camarões, caranguejos, nada que caminhe para trás, comidas aquecidas. Em Osorbo, não pode partilhar nada do que come, e nem emprestar as suas coisas e muito menos as suas roupas. Laranjas e peixe congelado também são proibições.
06. OBBARA
Não pode comer abóbora, galo, carneiro. Em relação à abóbora não pode pica-la, nem olhar e tem que ter sempre uma abóbora diante de Shangó e Oshún. Algo proibido é também não poder comer língua e farinha.
07. ODI
Não comer peixe miúdo, peixe pintado, galo, quiabo com sementes e em Osorbo, não pode comer carneiro.
08. EYEUNLE
Não comer cabeça ou rabo de algum animal, comidas aquecidas, frutas arenosas, como a Annona, e em Osorbo não pode comer pomba.
09. OSA
Nenhum grão, e de cor muito menos, raspas, coco, galo, carneiro, não deve pôr roupas de cores vibrantes.
10. OFUN
Não deve comer ovos, feijão-verde, batata, chupar ossos, nada do interior dos animais. Em Osorbo não deve comer galo, galinhas, não deve pisar sementes, não olhar por fendas e nem persianas, não deve levantar cortinas, não deve dormir nu, nem olhar no espelho sem roupa.
11. OJUANI
Não deve comer galo, galinha de Angola, pombas brancas, pombas de caça, água de coco, não deve colocar colares atados ao pescoço, não deve usar nada de vermelho.
12. EYILA
Não deve comer galo, amalá (comida de Shangó), sementes, caimito e banana.
13. METANLA
Carneiro, galinha de Angola, lentilhas, cerejas, figos, nada que seja seco como, passas, pêssego seco e pinhão. A batata deve comer com cuidado, não pode usar guarda-chuvas e nem gorros.
Okanbi
Com a bênção dos meus Orichas, Aggayú e Yemanjá.
Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.