Sacrifício de animais

O Sacrifício de Animais (Eyebale) na Santeria: Sangue para o Renascimento e a Proteção.

O sacrifício de animais é um pilar da religião Iorubá, simbolizando o fluxo de energia (aché) e a renovação da vida. O povo Iorubá acredita que, através do sacrifício, a humanidade evita a fúria do Criador (Olofin) pelas suas faltas.

 

I. A Origem e a Proibição do Sacrifício Humano

A prática do sacrifício de animais tem origem num pataki (história sagrada) que pôs fim ao costume anterior de sacrifícios humanos:

  1. Orúnmìlà e o Antílope: Orúnmìlà (Orunla) e um antílope caíram num buraco. Uma jovem os resgatou.

  2. O Favor e a Filha: Grato, Orúnmìlà concedeu à mulher o favor de conceber uma filha Sua.

  3. A Revelação: Tempos depois, a menina seria sacrificada. No momento da cerimónia, ela declarou que o Seu pai, que foi salvo de um buraco por Sua mãe, não permitiria o sacrifício.

  4. A Proibição: Ao tomar conhecimento de que a vítima era a Sua própria filha, Orúnmìlà proibiu imediatamente os sacrifícios humanos, ordenando que apenas animais fossem sacrificados como substituição.

 

II. Propósito Espiritual: "Não Há Luz Sem Sangue"

O ditado "Não há luz sem sangue" resume a filosofia do sacrifício. O sangue (Eyebale) é essencialmente o veículo da energia vital e da renovação:

  • Renascimento e Vida Nova: O sacrifício é necessário quando uma pessoa começa nesta religião, pois o iniciado "nasce para uma nova vida". O sangue animal é simbólico, representando o nascimento e o renascimento do indivíduo numa vida mais elevada.

  • Agradar à Divindade: O sacrifício visa agradar uma divindade sobrenatural para obter um favor, bênção ou benefício.

 

III. Funções do Sacrifício Animal

O sacrifício tem diversas funções concretas, na prática, ritual da Santeria:

Função Objetivo
Proteção contra Bruxaria Os animais servem para retirar qualquer má influência de um trabalho de bruxaria, livrando o indivíduo de doenças ou morte preparadas por um feiticeiro.
Afugentar Espíritos O ritual serve para recolher e afastar espíritos (Egguns) perturbadores que se juntam a pessoas vivas e causam-lhes problemas e embaraços.
Simbolismo de Remoção Em outros rituais, os animais simbolizam fatores negativos como a doença ou a morte. Através do ritual, estes problemas são removidos de uma só vez da pessoa.
Conexão Cada Orichá possui os Seus próprios tipos de animais a serem sacrificados.

Morada

Rua do Xisto, n.º 150 . 4475-509 Maia . Portugal
Tel: 913 089 277 (Chamada para rede móvel nacional)
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: De 2.º a Sábado das 10:00h às 19:30h

ANASTÁCIA nas redes sociais