O que é o Reiki?

|
Escrito por Anastácia

Reiki uma filosofia?

CONHEÇA ESTA TÉCNICA ENERGÉTICA

O Reiki é uma técnica de tratamento com base no toque das mãos, tendo como ponto de partida a ideia de uma força vital vinda do Universo. Os praticantes de Reiki acreditam que é possível ter acesso a essa energia e usá-la para tratar a mente, o corpo e o espírito. O conceito da força vital tem sido reconhecido por muitas culturas desde há milhares de anos, usando conceitos idênticos em muitas outras terapias alternativas, tais como a acupuntura, shiatsu ou em práticas físicas e espirituais como o Tai Chi e o Yoga.

Na China, essa força vital é designada de Chi, no Hinduísmo tem o nome de Prana, e no antigo Egito era conhecido por Ka. As crenças e as práticas de Reiki imergiram no Japão, no séc. XIX e foram levadas daí até ao Havai, para a Califórnia e para o mundo Ocidental, em geral. A própria palavra forma-se a partir de Rei, que significa “Universal” e de Ki, que quer dizer “força vital”.

O corpo de um homem ou de um animal irradia calor e energia, sendo esse elemento da vida ou vital. Esta energia tem tantas designações quantas as culturas existentes. Por exemplo, os Russos chamam-lhe energia Bioplasmática, os hunos da Polinésia chamam-lhe Mana, os Índios Iroqueses Americanos chamam-lhe Orenda, na Índia chame-lhe Prana, nos Países Islâmicos designam-na por Baraka e por Chi na China.

No Japão, a esta energia dá-se o nome de Ki, e é essa em conjunto com a palavra Rei, que designa a Energia Universal, forma a designação Reiki. Podemos assim, tentar definir de uma forma mais prática, como um método que permite a qualquer ser vivo despertar dentro de si, e ligar-se à Energia Universal (Rei) para poder harmonizar a sua própria força vital (Ki) assim como a de qualquer outra pessoa.

O Ki é uma energia que o corpo de qualquer ser vivo produz, proveniente de diversas fontes como o ar, a água, os alimentos e o sol, estando o seu estado de saúde dependente do maior ou menor grau de harmonia e fluidez desse elemento. Estados de desarmonia física, mental, espiritual ou emocional levam a que a passagem do Ki seja obstruída em determinados locais do nosso corpo, e então, os reflexos ao nível físico dão-se sob a forma daquilo que normalmente designamos de doenças.

Quando o Ki deixa o organismo, a vida termina. O equilíbrio da nossa energia, é assim essencial para que o organismo tenha um funcionamento perfeito, pois, está constantemente a ser desequilibrado com angústias, depressões, pensamentos e atitudes negativas, alimentação incorreta, preocupações excessivas, falta de autoconfiança, de amor-próprio, entre muitos outros fatores. A nossa energia Ki desgastada pode então ser harmonizada através da energia Rei, promovendo o equilíbrio, o aperfeiçoamento e a melhoria da qualidade de vida em todos os níveis do nosso ser.

 

Como canalizar o fluxo natural

Os transmissores de Reiki têm como propósito captar a energia que provem dessa força universal que existe à nossa volta, e depois canaliza-la através das suas mãos até à pessoa que precisa de tratamento. Ao pousarem as mãos no corpo da outra pessoa, fazem passar a energia que ajuda a restaurar o fluxo natural da que existe no corpo daqueles que recebem o tratamento.

Este processo remove também todo e qualquer bloqueio que possa impedir os que recebem o tratamento de atingirem o seu potencial. O efeito do Reiki não é sempre imediato nem óbvio, ainda que para alguns possa ser rápido e significativo. Os praticantes de Reiki creem que há uma sabedoria a ele inerente que age como uma força que nos dá o que necessitamos e não propriamente o que “pedimos”. Qualquer pessoa pode beneficiar dos tratamentos de Reiki e há muitas que decidem frequentar aulas formais dadas por um Mestre.

 

Um dom espiritual

O Reiki é frequentemente interpretado como sendo mais que uma terapia complementar. Pode também ser visto como uma viagem espiritual ou uma postura de vida. Muitas pessoas relatam que o tratamento e o equilíbrio do fluxo natural de energia do corpo criam uma atitude de abertura, o que faz com que a consciência de cada um se amplie e, ao mesmo tempo, o stress e as dores desaparecem.

 

 

 
 
Categoria: