Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 913 089 277
geral@centroanastacia.com

Inle

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú

inle

 

Vamos falar de Inle que é considerado um Orichá que se deve coroar como Yemanjá. Inle era medico, pescador, caçador e adivinho como Ucuele, não era Babalawo, mas tinha a virtude de Olofi de que fora essas coisas todas. Tudo o que fazia saí bem, pois tinha essa virtude, mas a sua verdadeira função era ser pescador. Conta a lenda que certo dia, quando estava pescando, apareceu uma sereia, que era Yemanjá em pessoa. A sua beleza era tão radiante que parecia impossível existir. Foi amor à primeira vista, que Inle sentiu. A sereia perguntou se gostaria de ver a sua casa e ele disse que sim, e com ela iria até ao fim do mundo. Até esse dia ninguém conhecia os segredos da bela Yemanjá, que foi quem apareceu a Inle. Este foi com Yemanjá até às profundezas dos oceanos, onde ela tinha a sua casa e os seus tesouros incalculáveis. Não se sabia de tanta riqueza e mistérios. santeria ou santaria cubana em Portugal

Com Yemanjá, ele aprendeu a arte da sabedoria e da adivinhação. Mas com diz o velho refrão “…em este mundo quando tudo é demasiado, devemos desconfiar” e assim se passou com Inle. Ela estava aborrecida de Inle, e o seu dilema consistia que ele era o único que sabia os seus segredos e riquezas, e ela queria desfazer-se dele. Como não o queria matar decidiu que a única maneira que podia deixa-lo vivo, era que ele não conta-se e não disse-se nada dos seus segredos. Por este motivo, cortou-lhe a sua língua. Isto fala na letra (4-14). Quando coroa-se Inle não se faz diretamente, pois deve-se coroar Yemanjá. Como este não pode falar com os búzios, quem fala é Yemanjá.  

      

Dia da semana…….........Sábado

Cores …………....…….…Cristal, azul claro

Elemento…………...….…Água

Animais…………....……..Peixes

Metal…………………....…Prata

Comida……………….......Peixe, camarão, arroz e mamão

Domínio………………......Mar

O que faz………………....Protege de confusões e promove a harmonia na família e ajuda a progredir na vida. 

Saudação………………...Odó iyá ! 

Onde recebe oferenda....Na praia

 

 

Okanbi

Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: