Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 913 089 277
geral@centroanastacia.com

Yemanja - Iemanjá - Yembo

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú

yemanja

 

Na África, o Orixá que reina nos oceanos é Olokun e, segundo consta, é o pai de Yemanjá. Ela, por sua vez, fixou seu reinado nos lagos (de água doce e salgada), enseadas, quebra-mares e na junção entre rios e mares. YEMANJÁ (Ye + omo + eja = mãe dos filhos peixes), ou, Yèyé omo ejá (Mãe cujos filhos são peixes). O cristal representa seu poder criador e sua interioridade (filhos contidos em si mesma). Representa a gestação e a procriação. Em alguns mitos considera-se mulher de Òrányàn (descendente de Oduá e fundador de Oyó) de quem ela concebeu Shangó (Ancestral divino da dinastia dos Àlàfin de Òyó). No Brasil é a Deusa do mar, da água salgada, enquanto na Nigéria, é a Deusa de um rio, e Orixá dos Egbá, onde existe o rio Yemoja. 

Também é a Deusa do encontro das águas do rio e do mar. A mais antiga é Iyá Sagba, que quer dizer, A Mãe que passeia sobre as ondas. Yemanjá Illa Moalle (mãe do mundo) quem não ouviu mencionar o nome de Yemanjá. Ela é a maior divindade do panteão Yorubá e dela nascem todas as coisas desta terra e nasce a vida. Em seu caminho de Yembó e de Odduá nascem todos os Orichás, e aí Yemanjá é tão velha como Obatalá e deste casamento nasceram os demais Orichás. Nesta religião há só dois Oni (absoluto): os únicos qusanteria ou santaria cubana em Portugale nascem primeiro são Elegwuá e Obatalá. 

Refiro-me, que quando se vai coroar um Santo, se existe uma Yemanjá, esta será sempre a primeira a entrar no quarto, independente de haver outros Santos lá. É maior que Oyá, mesmo sendo o vento, Oyá nasce do mar. Yemanjá é Rainha Ocuni, Rainha absoluta desta religião. Quando ela fala é como se estivesse a falar Obatalá. 

 

Dia da semana ………..…Sábado

Cores…………………....…Cristal, azul claro

Símbolos………………..…Leque (abebé) com sereia, concha

Animais…………………....Peixes

Comida………………….....Peixe, camarão, arroz e mamão

Bebida……………….…..…Champanhe

Presentes predilectos…...Flores, perfume, colar, espelho, pente e suas comidas e bebidas

 

PATAKI (1)

Quando Obatalá e Odduá se casaram, tiveram dois filhos: Yemanjá (o mar) e Agallú (a terra). Os irmãos casaram-se e tiveram um filho, Orungã (o ar). Quando cresceu, Orungã apaixonou-se pela mãe. Um dia, aproveitando a ausência do pai, tentou violentá-la. Yemanjá conseguiu escapar e fugiu pelos campos, quando Orungã já a alcançava, ela caiu ao chão e morreu. Então seu corpo começou a crescer até que seus seios romperam-se e deles saíram dois grandes rios, que formaram os mares, e do ventre saíram os Orixás que governam as 16 direções do mundo: Exú, Ogun, Xangô, Iansã, Ossain, Oxossi, Obá, Ochum, Dadá, Olocum, Oloxá, Okô, Okê, Ajê xalugá, Orum e Oxu.

PATAKI (2)

Yemanjá teve muitos problemas com os filhos. Ossain, o mago, saiu de casa muito jovem e foi viver na mata virgem estudando as plantas contra os conselhos da mãe, Oxossi bebeu uma poção dada por Ossain e, enfeitiçado, foi viver com ele no mato, passado o efeito da poção, ele voltou para casa mas Yemanjá, irritada, expulsou-o. Então, Ogún censurou-a por tratar mal o irmão, desesperada por estar em conflito com os três filhos, Yemanjá chorou tanto que se derreteu e formou um rio que correu para o mar.

PATAKI (3) 

Yemanjá foi casada com Okere. Como o marido a maltratava, ela resolveu fugir para a casa do pai Olokum. Okere mandou um exército atrás dela mas, quando estava sendo alcançada, Yemanjá transformou-se num rio para correr mais depressa. Mais adiante, Okere a alcançou e pediu que voltasse; como Yemanjá não atendeu, ele transformou-se numa montanha, barrando sua passagem. Então Yemanjá pediu ajuda a Xangô; o Orixá do fogo juntou muitas nuvens e, com um raio, provocou uma grande chuva, que encheu o rio; com outro raio, partiu a montanha em duas e Yemanjá pôde correr para o mar. Na África, o Orixá que reina nos oceanos é Olokun e, segundo consta, é o pai de Yemanjá. Ela, por sua vez, fixou seu reinado nos lagos (de água doce e salgada), enseadas, quebra-mares e na junção entre rios e mares (pororoca).

 

YEMANJÁ:Ye + omo + eja = mãe dos filhos peixes, ou, Yèyé omo ejá (Mãe cujos filhos são peixes).O cristal representa seu progenitor e sua interioridade (filhos contidos em si mesma). Representa a gestação e a procriação. Em alguns mitos considera-se mulher de Òrányàn (descendente de Oduá e fundador de Oyó) de quem ela concebeu Changó (Ancestral divino da dinastia dos Àlàfin de Òyó).

A mãe dos Orixás, esposa de Òrìnsànlá. No Brasil é a Deusa do mar, da água salgada, enquanto na Nigéria, é a Deusa de um rio, e Orixá dos Egbá, onde existe o rio Yemoja. Também é a Deusa do encontro das águas, do rio e do mar. A mais antiga é Iyá Sagba, que quer dizer, A Mãe que passeia sobre as ondas.

Segundo algumas fontes, Orixá dos rios e correntes, especialmente do Rio Ogun, na África seria filha de Obatalá e Oduduwá, casada com Oranyian, fundador mítico de Oyó, teria sido esposa de Aganjú, e com ele teve um filho Orùngan, que a violou e dela são descendentes outros quinze Orixás: Dadá, Sangó, Ògún, Olokun, Olosá, Oyá, Òsun , Obá, Oko, Oke, Saponan; Òrun (sol) e Osupá (lua); Ososo e Aje Saluga (Orixá da riqueza). Seus diversos nomes são relativos aos diferentes lugares profundos (ibù) do rio.

 

Qualidades: 7 conhecidas, seus nomes diferem conforme a região.

 

1) Yemoja Ogunte (esposa de Ogum Alagbedé)

2) Yemoja Saba (fiadeira de algodão, foi esposa de Orunmilá)

3) Yemoja Sesu/Susure (voluntariosa e respeitável, mensageira de Olokun)

4) Yemoja Tuman/Aynu/Iewa

5) Yemoja Ataramogba/Iyáku (vive na espuma da ressaca da maré)

6) Iya Masemale/Iamasse (mãe de Xangô)

7) Awoyó/Iemowo (a mais velha de todas, esposa de Oxalá)

 

 

Okanbi

Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

Comentários   

#3 Moema Tiago Sobral 08-06-2019 17:15
Boa tarde ,gostaria de saber qual Yemanjá que vive na junção do mar com o rio(pororoca)
Citar
#2 Okanbi 19-08-2015 14:04
É verdade amiga Sofia. Mal possa coloco tudo sem falta.
Citar
#1 Sofia Lemos 17-08-2015 22:42
Olá, faltam as características dos filhos de Yemanjá.
Obg
bjs
Sofia :)
Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: