Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 913 089 277
geral@centroanastacia.com

Ibejis - Jimaguas - São Cosme e São Damião

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú

ibejis

 

Os Ibeyis são os santos mais pequenos da religião Yorubá. São filhos de Changó. Quando Changó se encaminhou no Ituto, eles também o fizeram e falam pela boca de Changó. A palavra Ibeyis significa Jimaguas sagrados. São os menores na religião, mas tem uma virtude muito grande e poderosa e um poderio inigualável. Foram eles que salvaram Obatalá da armadilha que os demais Obá tentaram. No Reino de Dahome, na Nigéria, os curandeiros da religião queriam retirar o comando de Obatalá, por ele se apegar às leis e isto os incomodava. 

Decidiram envenenar e trataram de comprar o cozinheiro de Obatalá, pois ele era o único que tinha acesso a este. Prometeram o dobro do salário que recebia e bens materiais se cumpri-se o seu plano. O cozinheiro esteve de acordo com o plano e sabia que Obatalá não podia provar sal, porque morria. No entanto, os Jimagsanteria ou santaria cubana em Portugaluas escutaram o plano contra Obatalá e de imediato foram contar. Disseram que vestisse de vermelho e preto e que assim iria descobrir o seu inimigo. Obatalá actuo de acordo com as suas instruções e descobriu a pessoa que o queria matar. 

Em agradecimento, aos Ibeyis deu-lhes a graça divina para que sejam as crianças mimadas desta religião. Aqui está a causa do poder dos jimaguas, pois como o seu poder é muito grande quando se quer algo quase impossível de conseguir, os Iguaros dão uma festa e os recebem. Desta forma conseguimos que algo muito difícil se consiga realizar.

 

Okanbi

Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

 

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: