Addimus
- Categoria: Santeria
- Publicado em segunda, 05 setembro 2011 12:22
- Escrito por Okanbi
- Visualizações: 10585

Os ebós são oferendas feitas para Orixás, Odú, Eguns e outras divindades para diversas finalidades, sejam elas feitas para apaziguar algum problema, em forma de agradecimento de alguma graça atingida.
O princípio da Santeria se baseia no ebó, nas oferendas de forma a obter a redistribuição do Axé e mantendo o seu equilíbrio vital. Através da hierárquica, todo o ebó a ser oferecido, para que o Oricha tome conhecimento, deve invocar a energia de outros Oricha, que tem o papel específico de servirem de interligação entre nós e as divindades, sendo que sem a aceitação desses, os Orixá os quais está a oferecer os ebós não saberão da sua existência. Gostava de salientar que ao fazer tais oferendas ou Ebós, é necessária a presença ou orientação de um Santeiro (ou zelador de Santo como se diz no Brasil) para que seja colocado o Axé necessário para cada ato. Existem, porém, alguns ebós que não são necessários a presença de um Santeiro. Aqui apresento alguns ebós para os curiosos verem e saberem, mas deixo desde já o aviso que nenhum deles funciona sem a correta intervenção de um Santeiro experiente.
EBÓ DE UNIÃO
Colocar o nome das duas pessoas dentro de um Obi e enterrar ao pé de uma planta sem espinhos. Colocar bastante mel e fazer os pedidos.
EBÓ PARA DEIXAR DE BEBER
1. Escrever os pedidos na fronha do travesseiro e depois despachar no mar.
2. Sacudir a pessoa com pipocas e um frango numa cova abandonada do cemitério, fazer pedidos e deixar tudo aquilo ali.
3. Torrar a maça de vaca e desfazer em pó. Esse pó deve ser colocado na bebida que a pessoa mais gosta ou na comida.
4. Fazer uma infusão de cachaça, camarão pequeno e seco e restos das fezes da pessoa. Quando ele beber dará vómitos. Quando vomitar, junte o vómito e enterre numa cova abandonada, acendendo em seguida uma vela e faça os pedidos.
PARA DESCOBRIR UM ORICHÁ QUE NÃO APARECE NO JOGO
Colocar um Obi com uma moeda corrente dentro de uma folha da costa (saião) e colocar três noites debaixo do travesseiro da pessoa. Retirar e colocar no meio do jogo de búzios, pedindo à IFÁ e ORUMILÁ que apresente o Orixá.
EBÓ PARA AFASTAR EGUNS
Material necessário: 9 ovos brancos, 9 ecurus, 9 acaçás brancos, canjica branca e 9 velas brancas.
Maneira de fazer: Passar tudo pelo corpo e pedir à OYÁ para afastar todos os males e eguns. Em seguida, tomar um banho de Abô e acender sete velas para Omolu, fazendo os pedidos. Depois, passa-se um pombo pelo corpo da pessoa e solta-se. Em seguida, a pessoa deve tomar 7 banhos durante 7 dias seguidos, cumprindo o preceito.
Ervas necessárias: Dandá-da-costa, Saco-Saco, Erva de Oschosi, Aroeira Branca e Funcho.
OFERENDAS PARA OXALÁ - PROSPERIDADE
Local: Dentro de Casa.
Horário: Diurno.
Dia da Semana: Sexta-Feira.
Material necessário: Uma tigela branca e 16 Acaçás.
Modo de fazer: Colocar na tigela branca com 16 acaçás, pedindo a OXALÁ ajuda, e melhoria na vida, colocar em cima do telhado, pedindo que OXALÁ que o ajude e traga um bom AXÉ.
EBÓ PARA ATRAIR CLIENTES
Local: Terreiro.
Horário: Qualquer horário.
Dia da Semana: Terça, Quarta ou Quinta-Feira.
Material necessário: 2 kilos de milho vermelho, 7 moedas, 1 omolocum, 9 Acarajés e 1 Ajebó.
Modo de fazer: Colocar dois quilos de milho no fundo de uma panela. Colocar as sete moedas. Sair pela manhã antes do sol nascer, fazer a volta jogando pela rua, e gritar por OGÚN, entrar no portão, atirar as moedas e colocar no jogo. Colocar um omolocum para OCHUN e nove acarajés para YANSAN. Após vinte e um dias dar um Ajebó para XANGÔ, dentro de casa, com nove moedas, colocar no canto do quintal. No final coloque as moedas no jogo.
OFERENDA A OBALUAIÊ (INVEJA E OLHO GORDO)
Local: Terreiro de Candomblé.
Horário: Diurno.
Dia da Semana: Sexta-Feira.
Material necessário: 1 kilo de milho alho, 10 orogbôs, 10 moedas correntes e 10 favas de olho-de-boi.
Modo de fazer: Fazer do milho, pipoca (flores do velho), colocar dentro de um Oberó (aguidá), colocar 10 orogbô, passando um a um pelo corpo, passar em seguida as 10 moedas, uma pelo corpo, em seguida passar as favas de olho-de-boi, pelo corpo pedindo tudo o que quiser. Colocar tudo dentro do Oberó, em cima das pipocas.
Obs: Esta obrigação tem por finalidade segurar a sua casa do mal, dos inimigos e dos invejosos. Afastando-se da sua casa e mais quem estiver prejudicando ou perturbando o seu lar.
OFERENDA A OYÁ (BONS NEGÓCIOS)
Local: Alto de um monte.
Horário: Diurno.
Dia da Semana: Quarta-Feira.
Material necessário: 1 abóbora, 4 búzios abertos, 4 noz-moscada, 4 moedas correntes, 4 metros de fita branca, 4 metros de fita vermelha, 1 papel com o seu nome e da pessoa com quem quer realizar o negócio e mel de abelha.
Modo de fazer: Corta-se a abóbora moranga em cima e, coloca tudo dentro do saco, colocando em seguida o saco dentro da abóbora, fecha-se a abóbora e amarra-se com fitas brancas e vermelhas, coloca no alto de um monte e entrega-se a Yansán Onirá.
Obs: Entrega-se a Yansán pelos caminhos de Obará.
EBÓ PARA LIMPEZA DA CASA (MORADIA)
Local: Dentro de casa.
Horário: Qualquer um.
Dia da Semana: Segunda-Feira.
Material necessário: 1 Pombo branco e 1 metro de fita branca.
Modo de fazer: Cava-se um buraco e coloca-se uma tigela com ovos, cobrindo-os com o prato branco, cobre-se o buraco com uma tampa. Sempre olhar os ovos, para ver se estouram. Caso aconteça deve remove-los e substituí-los.
Obs: Despachar na encruzilhada. Dentro de um barracão num canto, uma tigela com 7 ovos bons e água com sal grosso. Quando fizer sete dias, despacha-los numa encruzilhada aberta, fica-se no meio da encruzilhada e joga-se os ovos para trás de si e sai sem olhar para trás, em seguida, coloca-se novos ovos no local.
PARA CONSEGUIR UM BOM EMPREGO
Um Galo para Xangô Airá.
Local: Pedreira.
Horário: 18:00 horas.
Dia da Semana: Quarta-Feira.
Material necessário: 1 frango branco novo, 12 quiabos, 1 cebola, camarão seco, azeite doce e 6 acaçás brancos.
Modo de fazer: Sacrificar o frango, tirar as tripas e limpar bem o frango com os Axés, depois colocar os miúdos dentro da barriga do frango, junto com os quiabos e a cebola e, bastante camarão. Fazer uns espetos e fechar o frango com eles. Colocar para cozinhar, depois de cozido, passar azeite doce até ficar dourado. Oferecer o galo e os acaçás.
Obs: Para que este trabalho saia, é necessário que se leve um fogareiro para a pedreira e as panelas.
Okanbi
Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá.
Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.